Ação Itinerante no assentamento Conquista da Lagoa
Atitudes e práticas da gestão PT na secretaria de agricultura de Açailândia, Maranhão

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Açailândia, no Maranhão, realizou nesse último dia 17 de setembro no assentamento Conquista da Lagoa uma “Ação Itinerante” com uma vasta programação, que tinha como objetivo debater e discutir a produção da pequena agricultura.
Esse momento de ouvir a população do lugar teve como pontos que nortearam o debate fora várias rodas de conversas com temáticas diferentes:
A Roda de Conversa 1:
- Favale - técnicas de criação de animais com professores Jefferson Ribeiro Bandeira e Tercya Lúcidi de Araújo Silva;
Roda de Conversa 2:
- SIM - Serviço de Inspeção Municipal: Seja um produtor legal. Legalize sua produção e aumente sua renda. Com Rodrigo da Silva Almeida, zootecnista e Renata Rodrigues Sarvos, médica veterinária;
Roda de Conversa 3
- Banco do Nordeste - orientações de acesso ao crédito via pronaf. Com Antônio Brito e Antônio Luis Andrade;
Roda de Conversa 4
- Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). PAA-Leite e PAA-Alimentos, com a coordenadora do programa, Josélia Batista e e coordenação responsável pela cooperativa de beneficiamento do leite;
Roda de Conversa 5
- Extensão Rural e SEAGRI - técnicas para o controle natural de pragas e doenças e cadastramento para receber sementes, com Lucas Norte e Osmar Rabelo, técnicos em agropecuária, e Cristiano Neto engenheiro agrônomo
Roda de Conversa 06:
- Casa Familiar Rural de Açailândia - ‘‘Conheça a Casa Familiar Rural de Açailândia, uma entidade de formação técnica e para a vida de filhos e filhas de agricultores tradicionais do campo.
As conversas giraram em torno dos desejos acima referenciados, mas que envolveram a comunidade de forma organizativa para que se pudesse apontar soluções às problemáticas da pequena agricultura e especialmente para os assentamentos, como o Conquista da Lagoa.
Importante salientar aqui que essa atividade da secretaria de agricultura do município, gerida pelo Partido dos Trabalhadores, traz o olhar para as pequenas comunidades rurais, para os pequenos criadores e que vem mostrar que a cidade de Açailândia tem potencial para conseguir mais e mais usufruir de alimentos saudáveis produzidos dos assentamentos e das pequenas comunidades.
